Artista estará presente após a Sessão
Neste fim-de-semana, tem programa duplo na UFMT para quem aprecia arte: a “Sessão Curta ao Sábado” (24/10) apresenta, às 17 horas, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, filmes com o tema “Diferenças”. Quem conferir os filmes da sessão também poderá aproveitar a oportunidade de visitar a exposição “Essências”, da artista-plástica Lara Matana, radicada em Mato Grosso há 25 anos. A artista estará presente no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT após a Sessão.
A Sessão
Uma das capacidades mais importantes do cinema é a de conseguir aproximar o espectador da vida de pessoas cuja realidade seria desconhecida de outra maneira. Seja pelo acesso a filmes de países distantes ou pelas narrativas em outros tempos históricos, o cinema sempre funcionou como uma janela aberta ao outro. Com o tema “Diferenças”, os filmes desta “Sessão Curta ao Sábado” apresentam histórias sobre realidades bem distintas. Será possível conhecer o mundo através da perspectiva de deficientes visuais (Reminiscência) e auditivos (O resto é silêncio), de anões (Criaturas que nasciam em segredo), daqueles que a sociedade considera como loucos (Príncipe do fogo) ou tão-somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares (Labirinto e Patuá).
A sessão “Curta ao sábado” faz parte do Programa Unidade, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), com a finalidade de dar ênfase às expressões culturais que envolvam a comunidade universitária e a sociedade cuiabana, em atividades realizadas no campus da UFMT. “A ideia é estimular o público a vivenciar os espaços da universidade, oferecendo uma programação que desperte o interesse pelo cinema brasileiro”, informa Silbene Perassolo, coordenadora de Cultura da UFMT, que acentua a importância do projeto em relação à formação de plateias para o cinema em Mato Grosso.
O projeto, organizado pelos alunos do 5º e 7º semestres do curso de Comunicação Social - habilitação Radialismo - da Universidade Federal de Mato Grosso, tem supervisão dos professores Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Diego Baraldi. Os alunos contribuem criativamente no desenvolvimento de materiais gráficos e audiovisuais para as atividades programadas, além de monitorarem a produção das sessões. Todo sábado, um vídeo de abertura antecede os curtas-metragens, com o intuito de fornecer informações básicas sobre os filmes assistidos. No mês de outubro, os apresentadores dos vídeos são os alunos Alberto Santana, Naiara Rocha, Taísa Amidem e Vinícius Nadaf.
A Exposição
Aberta para visitação desde o dia 17 de setembro, a Exposição “Essências” de Lara Matana é uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos pela artista, com peças do inicio de sua carreira até as últimas produções que ganharam o cenário nacional de artes nos últimos dois anos. É uma oportunidade única para o público local conferir trabalhos desenvolvidos por Matana, além de ter contato com o universo ambiental através de matérias sobre ecologia, natureza e o planeta Terra. Trata-se da união de arte e educação, em um processo onde o resultado é a sensibilização dos cidadãos para com o meio ambiente.
Porta-voz de questões ambientais, a artista plástica Lara Donatoni Matana é dona de uma técnica única no trabalho com madeira. Desenvolveu uma assinatura instigante ao trabalhar apenas com restos deste material proveniente de diversas origens: demolições, quintais, ruas, árvores caídas, restolhos de madeireiras e marcenarias. Desde 2000, quando timidamente começou a expor seus trabalhos, Lara esculpiu seu nome como uma das mais criativas, inovadora e ousada artistas brasileiras deste inicio de século, além de colocar-se como inquietante e efusiva ambientalista no Estado de Mato Grosso. Para Matana, arte, homem e natureza podem e devem estar sempre conectados.
Serviço
A exposição “Essências” está aberta para visitação no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT até o dia 30 de outubro, diariamente das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 (exceto sábados, das 08:00 às 11:30). Neste sábado, 24 de outubro, excepcionalmente, a Exposição estará aberta para visitação das 16:30 às 19:30, com a presença da artista após a “Sessão Curta ao Sábado”. As exibições da “Sessão curta ao sábado” são gratuitas e acontecem no auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com um ambiente climatizado e acusticamente tratado, além de equipamentos de projeção e som. O Museu de Arte e Cultura Popular e o Auditório do Centro Cultural da UFMT estão localizados na Rua 1 (Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), bairro Boa Esperança. E, para alegria do público, a pipoca é grátis! Censura 14 anos.
Sinopses dos filmes e mais informações: www.curtaosabado.blogspot.com e curtaosabado@gmail.com.
Sobre Lara Matana
Natural da cidade de Andradina; interior de São Paulo; iniciou sua jornada nas artes plásticas através das tintas e pincéis. Autodidata, ao longo dos anos fez alguns cursos livres de arte contemporânea com artistas renomados como Fátima Seehagen, Jussara Age, Edílson Viriato e Iftahr Peled. Descobriu nas possibilidades intrínsecas da madeira a sua verdadeira matéria-prima de trabalho e uma bandeira de engajamento humanístico. Há 9 anos dedica-se ao estudo continuo de técnicas de escultura e todas as formas possíveis e algumas intangíveis de trazer a arte natural existente em cada restolho de lenha que trabalha. Possui um ateliê/marcenaria em Cuiabá – MT, e encontra em cada árvore caída pelas ruas dessa capital algo novo que precisa ser mostrado. Participou de algumas edições da Casa Cor Mato Grosso e Casa Cor Hotel em São Paulo, além de mais de 15 exposições individuais e coletivas no eixo – Cuiabá/ São Paulo, onde se destaca a participação no São Jovem Arte Mato-grossense de 2008. Em 2007 Criou o Troféu Guará, para o Festival de Cinema Ambiental de Mato Grosso – Guará, que ocorre a cada 2 anos. Em 2008, 1 ano após sua entrada na Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA – teve sua elevação de grau para a cadeira nº 02 cujo patrono é o pintor Henrique Bernardelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário