domingo, 11 de abril de 2010

Sessão Curta ao Sábado exibe “Barra 68 - Sem Perder a Ternura” de Wladimir Carvalho



Sessão realizada em 27 de março de 2010.
17:00.
Entrada e pipoca grátis!
Tema: Universitários e Independentes (vídeos vencedores da 8ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário da UFMT, seguidos da exibição do longa-metragem “Barra 68-Sem perder a Ternura”, de Wladimir Carvalho).
Censura: Livre

Filmes exibidos:
Vibração (Leonardo Sant’Ana, MT, 5 min)
Stencil Chaplin (Francisco Krauss, MT, 2009, 3 min)
Maquinação (Madiano Marchetti, MT, 2009, 10 min)
Barra 68 - Sem Perder a Ternura (Vladimir Carvalho, 2001, 80 min)

Síntese: exibição de curtas e longas-metragens brasileiros do projeto Programadora Brasil e do acervo do Cineclube Coxiponés, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro, apoiar a ampliação do circuito não-comercial de exibição e fomentar o pensamento crítico em torno da produção brasileira de audiovisual. Realizado pelo Cineclube Coxiponés no Auditório do Centro Cultural da UFMT.

Sobre Maquinação:
Iago é um universitário apaixonado por cinema que em determinado momento de sua vida acadêmica, começa a deslizar entre a sanidade e a loucura. Porém sua mente em ebulição pode levar simples propostas a resultados problemáticos. Vídeo realizado pelos alunos do 6º semestre de Rádio e TV da UFMT. Melhor filme da 8ª Mostra Nacional de Vídeos Universitários em Mato Grosso, pelo Júri Popular. O filme é dirigido por Madiano Marchetti.

Sobre Barra 68:
O filme apresenta a luta de Darcy Ribeiro no início dos anos 60 para criar e implantar a Universidade Brasília. Através de depoimentos são relembradas as repetidas agressões sofridas pela UNB, desde o golpe militar de 64 até os acontecimentos de 1968, quando cerca de 500 estudantes foram detidos numa quadra de esportes no campus. Dirigido por Wladimir Carvalho.

A “Sessão Curta ao Sábado” realiza a difusão de filmes brasileiros do acervo do Cineclube Coxiponés/UFMT e do Catálogo “Programadora Brasil” (viabilizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico-Audiovisual - CTAV). No ano de 2009, o projeto exibiu apenas curtas-metragens. Em 2010, as sessões iniciam com curtas e são precedidas por um longa-metragem.

O projeto é organizado pelos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso de Comunicação Social - habilitação Radialismo - da Universidade Federal de Mato Grosso, sob supervisão dos professores Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Diego Baraldi. Os alunos contribuem criativamente no desenvolvimento de materiais gráficos e audiovisuais para as atividades programadas, além de monitorarem a produção das sessões. Todo sábado, um vídeo de abertura antecede os filmes exibidos, com o intuito de fornecer informações básicas sobre os filmes assistidos. O vídeo desta sessão foi apresentado pelos alunos Vinícius Nadaf e Taísa Amidem.

A “Sessão Curta ao Sábado” faz parte do Programa Unidade, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), com a finalidade de dar ênfase às expressões culturais que envolvam a comunidade universitária e a sociedade cuiabana, em atividades realizadas no campus da UFMT. As exibições são gratuitas e acontecem no Auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com um ambiente climatizado. O Centro Cultural está localizado na Rua 1 (Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), bairro Boa Esperança. A pipoca é grátis! Censura Livre.


Solicite a programação no e-mail curtaosabado@gmail.com
Visite o blog do projeto: www.curtaosabado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário