Sessão apresenta filmes que abordam universo feminino
Neste fim-de-semana (08/05) tem “Sessão Curta ao Sábado” às 17:00 no Auditório do Centro Cultural da UFMT, com entrada e pipoca grátis. A diversidade da condição feminina em diferentes olhares de mulheres cineastas compõe esta sessão, que exibirá o cultuado “A hora da Estrela”, de Suzana Amaral, baseado em obra homônima de Clarice Lispector. A sessão também exibirá o vídeo “Ensaios”, em homenagem ao radialista e estudante da UFMT, Dyolen Vieira.
Sobre os filmes
"Três minutos" de Ana Luiza Azevedo
Exibido no Festival de Cannes, o engenhoso “Três Minutos”, de Ana Luiza Azevedo, trata de decisões que podem mudar nossa vida. O filme se utiliza da expressividade dos movimentos de câmera e do cenário para construir o terreno emocional sobre o qual se encontra uma mulher que, diante do esgotamento de um sonho de vida, decide deixar o marido. “Três minutos. O tempo de passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, antes que caia a ficha.”
"Messalina" de Cristiane Oliveira
Um telefone público insiste em tocar numa avenida de Porto Alegre. Isabel, uma jovem cega, atende o chamado. Um convite faz com que ela mergulhe numa fantasia que irá ajudá-la a quebrar os limites impostos por sua deficiência.
"A hora da estrela" de Suzana Amaral
Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.
Exibição Especial: Ensaios (Dyolen Vieira e Tathyane Guerra. 5’. UFMT)
Neste sábado será exibido um vídeo adicional, em homenagem a Dyolen Vieira, que faleceu em acidente automobilístico no dia 1º de maio. Formado em Radialismo, Dyolen cursava o sexto semestre de Jornalismo, Letras e o Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, todos na UFMT. O vídeo apresentado é “Ensaios”, uma ficção com a qual Dyolen Vieira participou da 8ª Mostra Nacional de Vídeo Universitário, no final do ano passado. Nessa obra, ele assina o roteiro e divide a direção com Tathyane Guerra, apresentando “entre o silêncio e a grandiosidade do palco”, o ensaio de três personagens para um espetáculo.
Não percam!
Sigam @CurtAoSabado no Twitter também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário