sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Premiado “Linha de Passe” é exibido na Sessão Curta ao Sábado


Futebol, religião e improvisação são os três esportes tipicamente brasileiros escolhidos por Salles para filmar Linha de Passe


O futebol é parte importante da trama, mas não é só por isso que o novo filme de Walter Salles e Daniela Thomas se chama “Linha de Passe”. A experiência de contar quatro, cinco histórias ao mesmo tempo se assemelha ao famoso "um-dois" dos meio-campistas. O que se vê na tela é uma verdadeira triangulação de personagens. Ainda inédito em Cuiabá, “Linha de Passe” (2008) é atração da Sessão Curta ao Sábado deste 23 de outubro, às 17:00, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. A sessão é gratuita e oferece deliciosa pipoca aos participantes.

As exibições da Sessão Curta ao Sábado são realizadas a partir do Acervo do Cineclube Coxiponés e do Catálogo Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico-Audiovisual (CTAV). A ação conta com a chancela do Programa Cine Mais Cultura/Minc e é apoiada pela Adufmat – Associação dos Docentes da UFMT e pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.

O filme

São Paulo. 22 milhões de habitantes. 200 quilômetros de engarrafamentos. 300 mil motoboys. No coração da cidade em transe, quatro irmãos tentam se reinventar. Reginaldo (Kaike Jesus Santos) - o mais novo e único negro na família - procura seu pai obsessivamente; Dário (Vinícius de Oliveira) sonha com uma carreira de jogador de futebol, mas, aos dezoito anos, se vê cada vez mais distante dela; Dinho se refugia na religião e o mais velho, Dênis (João Baldasserini), pai involuntário de um menino, tem dificuldade em se manter. Sua mãe, Cleuza (Sandra Corveloni), empregada doméstica que criou sozinha os quatro filhos, está grávida novamente de mais um pai desconhecido. O futebol e as transformações religiosas pelas quais passa o Brasil, o exército de reserva de trabalhadores que alimenta a cidade, a questão da identidade e da ausência do pai estão no coração das histórias de “Linha de Passe”.

O filme marca o reencontro cinematográfico de Walter Salles com o ator Vinícius de Oliveira, mundialmente conhecido após interpretar o menino que cruza o Brasil em busca do pai ao lado de Fernanda Montenegro em “Central do Brasil”. “Linha de Passe” foi aplaudido em pé por mais de nove minutos no Festival de Cannes de 2008. A atriz Sandra Corveloni recebeu a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival.

Saiba mais aqui, aqui, aqui e aqui. Veja o Trailer.

Próximas exibições

O documentário “Doutores da Alegria”, que seria exibido dia 31 de outubro foi cancelado devido ao Segundo Turno das Eleições presidenciais. Confira a programação completa no blog do projeto.

A Sessão Curta ao Sábado é organizada por estudantes do 5º e 7º semestres do curso de Radialismo da UFMT, sob supervisão dos professores Diego Baraldi e Moacir Francisco. As exibições são no Auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com ambiente climatizado. O Auditório está localizado na Rua 1 (Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), Bairro Boa Esperança. Mais informações: (65) 3615-8377 (Cineclube Coxiponés/UFMT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário