Filme de Walter Carvalho fez sucesso no circuito comercial
Rock’n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas: a trajetória de Raul Seixas é revista no documentário “Raul: o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho, atração deste sábado, 24 de novembro, às 19:00, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 18 anos.
A exibição integra as atividades da “Sessão Curta ao Sábado”, projeto de extensão que desde 2009 exibe curtas e longas-metragens de diferentes cinematografias, privilegiando o cinema autoral, experimental e independente, usualmente distante das salas de exibição comerciais do Estado. Em 2012 as exibições acontecem mensalmente e integram o Programa de Extensão Cinematografando, que promove oficinas de formação, seminários e mostras para estimular, fortalecer e difundir o audiovisual em Mato Grosso.
Realizada pelo Cineclube Coxiponés, a Sessão Curta ao Sábado é organizada por estudantes e professores da habilitação Radialismo do Curso de Comunicação Social da UFMT, que também desenvolvem um vídeo de apresentação aos filmes programados. Neste sábado, as estudantes Joana Murça e Kelly Maximiliano são as apresentadoras do vídeo. A exibição de “Raul: o início, o fim e o meio” integra a programação da Virada Cultural da UFMT, que reúne diversas atrações gratuitas no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso entre as 07:00 do dia 23/11 (sexta) e as 07:00 do dia 25 de novembro (domingo). Confira a programação completa da Virada Cultural da UFMT no Facebook: https://www.facebook.com/viradaculturalufmt.
Sobre “Raul: o início, o fim e o meio”
Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs: Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente.
Os pontos altos do filme são os depoimentos de seus parceiros de composição e de vida. O mais famoso de todos é sem dúvida Paulo Coelho, que é bastante participativo no documentário e expõe de forma direta muito da sua relação com Raul que modulava fortemente entre amor e ódio. O filme traz depoimentos de Renato e seus Blue Caps, Tarik de Souza, Nelson Mota, Caetano Veloso, Roberto Menescal, Tom Zé, Pedro Bial, Marcelo Nova entre outros e de suas ex-esposas e companheiras. Estas são um deleite para o público. Mostram claramente como Raul Seixas amou e foi amado por suas mulheres e como elas influenciaram a sua obra.
As exibições da Sessão Curta ao Sábado são realizadas a partir do Acervo do Cineclube Coxiponés e do Catálogo Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico-Audiovisual (CTAV). A ação conta com a chancela do Programa Cine Mais Cultura/Minc e é apoiada pela Adufmat – Associação dos Docentes da UFMT. Saiba mais sobre a Sessão Curta ao Sábado no blog do projetowww.curtaosabado.blogspot.com.
As exibições acontecem no Auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com ambiente climatizado. O Auditório está localizado na Rua 1 (Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), Bairro Boa Esperança. Mais informações: (65) 3615-8377 (Cineclube Coxiponés/UFMT).
Serviço
O quê: Sessão Curta ao Sábado 2012, com exibição do filme “Raul: o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho.
Quando: Sábado (24/11), às 19:00, na Virada Cultural da UFMT.
Onde: Auditório do Centro Cultural da UFMT.
Classificação indicativa: 18 anos.
Entrada Gratuita.
Programação da Virada Cultural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário