sábado, 13 de julho de 2013

Tropicália na Sessão Curta ao Sábado

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, Tom Zé, Gal Costa e outros expoentes que transformaram a cena musical brasileira no final da década de 1960 estão em Tropicália (2012, 72 minutos). O celebrado filme de Marcelo Machado é atração da Sessão Curta ao Sábado de hoje, 13 de julho, às 18:00, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Entrada gratuita.


Apesar de centrado na música, o documentário enriquece o momento histórico entrelaçando artes plásticas, teatro, cinema e televisão. A costura criativa da edição do documentário apresenta cenas de filmes da época como "O Bandido da Luz Vermelha", "Meteorango Kid", "Hitler do Terceiro Mundo", "Nosferatu no Brasil" e imagens do teatro de Zé Celso Martinez Corrêa. As sequências de "Tropicália" são ritmadas pelas músicas de Caetano, Gil, Gal, Tom Zé e Mutantes, além da presença de Chacrinha e Glauber Rocha.
Entre as imagens desconhecidas do grande público, Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam no festival da ilha de Wight, na Inglaterra, em 1970. No exílio, Gil e Jards Macalé aparecem vagando nas ruas de Londres, em 1971. Tom Zé e Torquato Neto acompanham a gravação do LP Tropicália, em 1968. E ainda, imagens de Caetano Veloso em sua defesa da música “Alegria, Alegria”, que causou estranhamento em parte do público no Festival da TV Record em 1967, pelo uso de guitarras elétricas no arranjo.
A Sessão Curta ao Sábado é realizada pelo Cineclube Coxiponés desde 2009 e tem como prioridade a exibição de filmes brasileiros que não chegam às salas comerciais de cinema da cidade. O projeto faz parte do programa de extensão Cinematografando, através da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivências (Procev) da UFMT. A entrada é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário