Dois inventivos curtas-metragens abrem o projeto Sessão Curta ao Sábado 2012,
realizado no Auditório do Centro Cultural da UFMT, às 18:00 deste sábado, 03 de março,
com entrada e pipoca grátis:
A POÉTICA DOS PEQUENOS FURTOS, de Luiz Marchetti,
e ALGUMA COISA ASSIM, de Esmir Filho.
Em "A Poética dos pequenos furtos", Luiz Marchetti registrou, durante os anos, sequências de ladrões "de verdade" performando para sua camera de 16mm em filme colorido e monocromo. São ladrões representando para camera com seus objetos roubados na Inglaterra, na Suecia, na Espanha e no Brasil.
A Banda de eletro-folk Vanguart, a cantora Cibelle e o DJ Matti Kallioinen colaboram com momentos musicais
juntamente a uma montagem eletronica de alarmes de lojas, sirenes de policia e uma homenagem a musica de
"Marnie. confissões de uma ladra" de Alfred Hitchcock.
Editado, este documentário arte aproxima polos distantes do documentarismo contemporaneo, o registro caseiro
porém com pelicula de 16mm, abordagens personalizadas e autorais mas em escala global e humor questionando o fetiche de furtar através do retrato do Escondido.
Em "Alguma Coisa Assim", Caio e Mari, dois adolescentes,saem à noite para se divertir nas ruas de São Paulo e acabam confrontando-se com suas dúvidas e sentimentos escondidos. O filme foi exibido na Semana Internacional da Crítica de Cannes, em 2006, e recebeu o prêmio de melhor roteiro para curta-metragem no mesmo festival.
As exibições finalizam com o longa de Esmir Filho "Os famosos e os duendes da morte" (mais informações aqui). Após os filmes, o cineasta Luiz Marchetti falará sobre seu curta e a pesquisadora Juliana Curvo apresentará considerações sobre a pesquisa de mestrado que desenvolveu sobre o longa de Esmir Filho. Não perca a oportunidade única de assistir a esses três filmes de singular beleza e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário