sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sessão Curta ao Sábado no Rock Day

Filmes e bandas celebram o espírito rock
 
 
 
A Sessão Curta ao Sábado deste 14 de abril será dedicada ao rock`n roll. O cardápio traz os filmes “Dossiê Rê Bordosa”, de Cesar Cabral, e “Loki - Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle. A Sessão integra o Rock Day, projeto realizado pela Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Cineclube Coxiponés. Além dos filmes, a programação do Rock Day contará com mais de dez horas de bandas de rock'n roll que prometem agitar o público presente. O Rock Day começa às 18:00, com os filmes da Sessão Curta ao Sábado, no pátio do estacionamento do ginásio de esportes da UFMT, onde também acontecerão as apresentações das bandas. As atividades do Rock Day são gratuitas.


A ideia da junção dos projetos surgiu da necessidade de reunir e explorar o campo audiovisual, estimulando também a curiosidade sobre a trajetória do rock no cenário brasileiro, abordada através dos temas dos filmes que serão exibidos. As exibições da Sessão Curta ao Sábado são realizadas a partir do acervo do Cineclube Coxiponés e do Catálogo Programadora Brasil, projeto da Secretaria Audiovisual (SAV), em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico-Audiovisual (CTAV). A ação conta com a chancela do Programa Cine Mais Cultura/Minc e é apoiada pelo Sindicato dos Docentes da UFMT (Adufmat). A sessão deste sábado tem o apoio também do Canal Brasil que cedeu a cópia do filme Loki.

Loki - Arnaldo Baptista

Um dos filmes que serão exibidos no Sessão Curta ao Sábado especial ao Rock Day conta a história do ex-integrande, líder e fundador da banda Os Mutantes: Arnaldo Baptista. O grupo marcou a era da música popular brasileira que foi fundamental no movimento Tropicália - um movimento da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira que foi uma inovação de estéticas radicais, misturando culturas estrangeiras às culturais brasileiras, tendo força através da música e da arte. O filme tem formato documentário biográfico, produzido em 2008 e dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, e conta com depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, entre outros.

Expressos pelas experiências passadas pelo próprio artista Arnaldo Baptista, Loki mostra os principais momentos do musico como integrante e artista que o transformou em uma das personalidades mais conhecidas do rock brasileiro. Além de celebrar o movimento e a vida de Arnaldo, o filme passa uma mensagem contra o uso das drogas, mostrando as dificuldades que ele teve em sua trajetória dentro do universo artístico-musical, fazendo uma crítica no auge da carreira em contraste com as dificuldades físicas e mentais provocadas pelo uso de drogas.

O filme passa pela sua segunda exibição em Cuiabá (a primeira aconteceu durante as mostras competitivas do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, onde o filme conquistou o Troféu Coxiponés). "Loki" também recebeu, pelo juri popular, o Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Dossiê Rê Bordosa

Fama? Ego inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.

Para contar em 16 minutos a história do desaparecimento da personagem-título - "assassinada" no auge da fama pelo cartunista Angeli, seu próprio criador -, o cineasta Cesar Cabral construiu um filme envolvente e original, com muito humor, inteligência e competência técnica. Além da questão de gênero ter sido felizmente ofuscada, restaram poucas dúvidas de que Dossiê era, entre tantas outras coisas, um excelente documentário.

O filme dirigido por Cesar Cabral ganhou entre tantos outros, o prêmio de melhor montagem e melhor roteiro em curta-metragem nacional em um festival em Gramado.



Um comentário:

  1. E interessante!
    Bateu até aquela vontade de assistir...
    Pelos detalhes que o texto trás...

    Parabéns...
    O texto está super claro e nos instiga a ver o curta. Vou começar a ver se acho aqui pra assistir!

    Abraços

    Neverinda

    ResponderExcluir