A corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras às margens do Rio Solimões são assuntos até hoje em evidência e que pautam o filme “Terceiro Milênio” (Brasil. 1981. 90 minutos), de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, exibido na última terça-feira, 10 de abril, às 19:00, no Sesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 14 anos.
Uma das novidades deste ano no “Imagens em Pauta” é a utilização de textos de apoio, que visam inspirar ainda mais a relação entre os participantes do projeto com os filmes exibidos. Para a sessão de “Terceiro Milênio”, o texto selecionado será “O homem com a câmera” (ps 226-242), de Carlos Alberto Mattos. O texto está disponível no twitter (@ImagensEmPauta).
Sobre o filme
Uma "viagem pelos confins do tempo presente", prenuncia o cartão do prólogo, em “Terceiro Milênio”. A câmera solta do diretor Jorge Bodanzky percorre espaços diversos como quem visita a casa de um parente próximo que habita num lugar distante. "Assim são as coisas na Amazônia", avisa o pitoresco e eloqüente senador Evandro Carreira no seu papel de guia deste documentário que retrata dualidades diversas: o país e a fronteira, o índio e o branco, o discurso político e a vida transbordando tais discursos.
O filme narra a viagem de Carreiras pelo Amazonas a fim de percorrer suas bases eleitorais. No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do estado e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras, o cristianismo, o misticismo, a política e a magia. Se em “Iracema” os personagens deslocavam-se pela estrada, em “Terceiro Milênio” os espaços são percorridos em um barco, em uma espécie de “river-movie” que apresenta ao espectador personagens pouco conhecidos através do cinema da época.
Na próxima semana (17/04), será exibido o filme “Onde a terra acaba” de Sergio Machado. Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto e receber o texto de apoio à discussão do filme exibido, envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta.
A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo – basta carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa).
Texto está disponível no 4shared pelo link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário