quinta-feira, 17 de maio de 2012

Documentários e limiares no Sesc Arsenal




Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro em “Terra deu, terra come” (Brasil, 2010, 88 minutos), de Rodrigo Siqueira, exibido no dia 08 de maio no Sesc Arsenal. 
 
Entre abril e junho acontece o Ciclo Documentários e Limiares, com exibição de filmes brasileiros recentes cujos procedimentos estético-narrativos vêm tensionando concepções mais clássicas do campo do documentário, produzindo limiares ficcionais, documentais, experimentais. Como texto de apoio para a sessão de “Terra deu, terra come”, foram selecionadas os artigos “Os caminhos de Terra deu, Terra come”, de Pedro de Niemeyer Cesarino e “A mentira da verdade”, de Fábio Andrade. Os textos estão disponíveis no twitter (@ImagensEmPauta).
 

Sobre o filme
 
Pedro de Alexina é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres do sertão mineiro, muito comuns nos séculos XVIII e XIX. Garimpeiro de muita sorte, ele já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante que encontrou há 70 anos foi enterrado pelo tio em local desconhecido. Depois disso, Pedro sempre viveu em uma sinuca: só reencontraria tal diamante se invocasse a alma de seu tio João dos Santos. Durante um funeral, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos.
 
O filme coleciona prêmios como: melhor documentário no 15º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários; melhor documentário brasileiro da Mostra Panorâmica do 38º Festival de Gramado; melhor filme no Amazônia Doc 2010;  melhor filme e melhor direção na edição 2010 do Forum Doc BH, melhor documentário no Festival Sesc Melhores Filmes de 2010, entre outros.
 
Na próxima semana (15 de maio), o Imagens em Pauta exibiria o filme “A falta que me faz”, de Marília Rocha. Entretanto, em virtude de alteração na programação dos espetáculos que compõem o projeto Palco Giratório, a sessão foi cancelada e transferida para o dia 29 de junho, finalizando o Ciclo Documentários e Limiares.

Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto e receber o texto de apoio à discussão do filme exibido, envie um email paraimagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário