segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cineclube Coxiponés apresenta 8ª Mostra de Vídeos Universitários

Produção local é destaque

Vídeos universitários e independentes de diversos estados brasileiros são o programa desta semana para quem gosta de audiovisual. De terça (01/12) a quinta-feira (03/12), em sessões diárias e gratuitas (10:30 e 19:00), no Auditório do Centro Cultural da UFMT, acontece a 8ª Mostra de Vídeo Universitário da UFMT, realizada pelo Cineclube Coxiponés. A Mostra é promovida pelo Cineclube Coxiponés e faz parte da programação dos 39 anos da UFMT, que se completarão dia 10 de dezembro.

As obras audiovisuais exibidas tem duração de até 20 minutos e foram selecionadas entre produções com tema livre inscritas por estudantes da UFMT e de outras instituições, além de produtores independentes. Serão premiados os melhores filmes, escolhidos por um júri local composto por um professor universitário, um técnico universitário, um representante estudantil e um representante dos realizadores independentes. Também será concedido um prêmio ao Melhor Vídeo pelo Júri Popular, daí a importância da participação do público local, que poderá votar em seus vídeos preferidos.

“O objetivo da Mostra é fazer circular a produção audiovisual de universitários e realizadores independentes, oportunizando que trabalhos autorais e experimentais cheguem ao público local”, enfatiza Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, supervisor do Cineclube Coxiponés. O Cineclube é vinculado à Coordenação de Cultura da UFMT, unidade da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência e é responsável, desde os anos 1970, pela difusão de diferentes cinematografias no Estado de Mato Grosso, pela formação de platéias para o audiovisual e pela construção de um olhar crítico sobre a produção de cinema, através de oficinas e da prática de assistir a filmes.

Paralelamente à Mostra, acontecem duas oficinas de realização audiovisual: “Vídeos contemporâneos”, ministrada pelo artista multimídia Luiz Marchetti e “Fotografia Digital”, ministrada por Maria Auxiliadora e Kátia Meirelles, do Departamento de Comunicação Social da UFMT.

Destaques regionais

As principais atrações da 8ª Mostra de Vídeo Universitário da UFMT são os vídeos dirigidos por realizadores locais, especialmente os estudantes das universidades públicas e privadas de Mato Grosso. Entre as atrações locais da Mostra está o vídeo “Sete palmos acima”, de Maurício Falchetti, estudante do Curso de Comunicação Social da UFMT que, em 2008, recebeu o Troféu de Melhor Vídeo pelo Júri Popular na Mostra.

"Sete palmos acima" conta a história de um pai de família que, no dia do aniversário do filho, sai à procura do menino, em uma cidade de Cuiabá tomada por zumbis. O vídeo é fruto do trabalho artesanal de um grupo de estudantes de Comunicação Social da UFMT. “Assistimos a muitos filmes do gênero para reproduzir efeitos de mortos-vivos. O curta contou com o apoio dos colegas e amigos que se empenharam para fazer uma produção séria e que fugisse da denominação trash”, enfatiza o diretor do vídeo.

Outro destaque na primeira noite de exibições da Mostra (terça-feira, 19:00) é o Hors Concours “Sayonara”, de Barbara Fontes. O documentário apresenta imagens de arquivo e depoimentos sobre a casa de shows cuiabana “Sayonara”, que durante trinta anos foi palco para mais de 1.400 artistas e recebeu visitas de quatro presidentes da República. O documentário foi concebido, discutido, estudado e produzido por alunos do Curso de Documentário, ministrado por Fontes na Escola de Artes da UFMT, em 2007. A pesquisa durou vários meses, os alunos visitaram bibliotecas, arquivos públicos, estudaram acervos particulares e localizaram personagens que fazem parte da história da cultura matogrossense.


Seleção de Curtas universitários

Em virtude da realização do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - no campus da UFMT, e atendendo à portaria do Governo Federal que impede a realização de qualquer atividade nos locais de prova durante a realização das mesmas, os filmes programados para a “Sessão Curta ao Sábado” de 05 de dezembro foram distribuídos durante os três dias da Mostra. “É uma oportunidade para conferir trabalhos universitários que conquistaram o circuito de festivais no Brasil e no mundo”, finaliza o supervisor do Cineclube.

Programação da 8ª Mostra de Vídeo Universitário da UFMT
Realização: Cineclube Coxiponés
Sessões diárias às 10:30 e 19:00
Entrada Gratuita

01º de dezembro – terça-feira
Manhã – 10h30min

Tranca (Pedro Gueller. 10’. FAAP)

Estela (Rafael de Almeida. 3’. Unicamp)

40 Graus (Elaine C. O. de Andrade. 20’. Unic)

Ensaios (Dyolen Vieira e Tathyane Guerra. 5’. UFMT)

Stencil Chaplin (Francisco Krauss. 3’. MT. Independente)

Dama de Paus (Everaldo Vasconcelos. 15’. UFPB)

Clown Soul (Venício de Souza, André Moraes. 8’. MT. Independente)

“Retratos” (Maurício Falchetti. UFMT)

* Veludos & Cacos de Vidro (Marco Martins. SC. 17’)

01º de dezembro – terça-feira
Noite - 19h

** Sayonara (Bárbara Fontes. MT. 20’

Confissão sem culpa (Leonardo Sant’Ana. MT. 4’30’’. Videoclipe Banda Branco ou Tinto. Independente)

PRA7 – Memória Sonora (Eduardo Soares. 16’. Unaerp)

Maria sem graça (Leandro Goddinho. 7’. Anhembi Morumbi)

Eleonor & Flávio (Maurício Schneider. 9’. Unisc)

No Noel (Sabrina Greve. 7’. FAAP)

* Produto Descartável (Flávia Rea e Rafael Primo. SP. 15’)


02 de dezembro – quarta- feira
Manhã– 10h30min

Mulheres de Ana Maria (Danilo Domingos. 12’. UFMT)

3.33 (Sabrina Greve. 12’. FAAP)

Teoria Crítica em Debate (Raphael Freire, Renata Letícia, Bárbara Martins e Abílio Dantas. 9’. UFPA)

A evolução da informação (Christofer Ferreira da Silva. 2’. Universidade da Cidade de São Paulo)

A UEFS que mora em nós (Nadia Virginia Barbosa Carneiro. 16’. UEFS)

A saudade é um filme sem fim (Rafael de Almeida. 3’. Unicamp)

Comunique UFPA (Raphael Freire, Keila Fukushima, Renata Dias, Lídia Karolina, Renata Ataíde. 2’. UFPA)

Vibração (Leonardo Sant’Ana. MT. 5’. Videoclipe Banda Mandala Soul. Independente)

* Velha História (Claudia Jouvin. RJ. 6’)

02 de dezembro – quarta- feira
Noite– 19h

Suor e Fuligem em Serrana (Flávia Marteli. 19’. Universidade de Ribeirão Preto)

Maneiras (Yuri Moraes. 4’. Independente. SP)

Desfecho próximo (Venício de Souzza. 6’. Independente. MT)

Vida no Asfalto (Cristina Dias. Universidade de Ribeirão Preto)

Darluz (Leandro Goddinho. 15’. Universidade Anhembi Morumbi

Sete Palmos Acima (Maurício Falchetti. 15’. UFMT)

* O Lençol Branco (Juliana Rojas e Marco Dutra. SP. 15’)

03 de dezembro – quinta-feira
Manhã– 10h30min

Baixadão – Memória Loteada (Flávia Marteli. 10’. Universidade de Ribeirão Preto)

Fico feliz em ver que você se foi (Severino Neto. 12’. MT. Independente)

Vida Longa, Revoada (Igor Augusto Pereira. 9’. UFG)

Sociedade do Lixão (Marcelo Ferreira & Roney Lobato. 7’. Faculdade Pitágoras/MG)

Praça XV – Palco da Cidade (Eduardo Soares. 12’. Universidade de Ribeirão Preto)

* Um Sol Alaranjado (Eduardo Valente. RJ. 17’)

03 de dezembro – quinta-feira
Noite– 19h

Pão e Água (Plínio Nogueira. 6’. MT. Independente)

O grito da razão (Gutenberg Bezerra & Júlio Reis. 16’. Unemat)

Maquinação (Madiano Marcheti. 13’. UFMT)

Entre passos (Laura Teixeira. 14’. UFSCar)

A casa dos mortos (Débora Diniz. 20’. UnB)

* Tem um minuto (Bruno Bini. MT. 17’)


* Hors Concours – integravam a Sessão Curta ao Sábado originalmente programada para o dia 05/12 ( cancelada em virtude da realização do ENEM)

** Hors Concours - realizado com a participação dos alunos da Escola de Artes da UFMT.

Um comentário:

  1. O vídeo "A evolução da informação", vencedor da categoria "Animação" da 8º Mostra de Vídeos Universitários está creditada no nome de outra pessoa. O professor Christofer Ferreira da Silva não foi o idealizador do curta, e sim eu, Miller Guglielmo, aluno do curso de Comunicação Social da Universadade Cidade de S. Paulo. Eu criei o roteiro e os desenhos do vídeo, mas ao consultar a lista de vencedores, percebi que o vídeo foi creditado no nome do prof. Como aluno, é de suma importância para o meu portfólio a premiação, por isso gostaria que alguma providência seja tomada. O sacrifício de fazer um vídeo de 1minuto e meio em apenas 3 dias foi meu, assim como toda a idéia. O prof. Christofer apenas está creditado como diretor, não participou em nenhum momento de nenhuma etapa da criação. Por isso, acredito que era o meu nome que deveria estar nos créditos dos vencedores, assim como do editor do vídeo, Júlio Gomes Domingos. Espero que alguma providência seja tomada o mais rápido possível. Não quero prêmio físico, apenas o reconhecimento merecido pois como já disse, é importante para meu currículo.

    Por favor, encaminhe essa mensagem para alguém que possa me ajudar
    obrigado
    Atte,

    Miller Guglielmo

    ResponderExcluir