Sessão exibe filmes em homenagem ao Dia da Consciência Negra
(veja fotos na próxima postagem)
A “Sessão curta ao sábado” apresenta neste fim de semana (21/11), às 17 horas, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, uma seleção especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com a exibição de filmes que apresentam diferentes representações e abordagens sobre o negro no cinema brasileiro.
A sessão “Curta ao sábado” faz parte do Programa Unidade, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), com a finalidade de dar ênfase às expressões culturais que envolvam a comunidade universitária e a sociedade cuiabana, em atividades realizadas no campus da UFMT. A ideia é estimular o público a vivenciar os espaços da universidade, oferecendo uma programação que desperte o interesse pelo cinema brasileiro, formando novas platéias.
O projeto, organizado pelos alunos do 5º e 7º semestres do curso de Comunicação Social - habilitação Radialismo - da Universidade Federal de Mato Grosso, tem supervisão dos professores Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Diego Baraldi. Os alunos contribuem criativamente no desenvolvimento de materiais gráficos e audiovisuais para as atividades programadas, além de monitorarem a produção das sessões. Todo sábado, um vídeo de abertura antecede os curtas-metragens, com o intuito de fornecer informações básicas sobre os filmes assistidos. O vídeo desta sessão é apresentado pelos alunos Janaína Pauli e Vinícius Nadaf.
Os filmes
“Maré Capoeira”, conta a história de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra. “O moleque” apresenta a saga de Tião, menino pobre e negro, que precisa enfrentar toda sorte de apelidos a ele destinados pelos moleques na rua. Mas Tião não vai agüentar por muito tempo e prepara sua vingança. Em “Geraldo Voador”, um menino das favelas cariocas tem a habilidade de voar, mas é punido pela mãe. O filme apresenta um olhar sobre o cotidiano de muitas crianças que vivem nas favelas brasileiras.
“Defina-se” é um breve manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Em ‘O dia em que Dorival encarou a guarda’, o personagem título do filme encontra-se numa prisão em uma noite de muito calor e tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter de acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel. Já a animação “Yansan” conta a história da divindade que, segundo a mitologia Yorubá, tem o poder dos ventos, dos raios e das tempestades. O filme lança um olhar inusitado sobre a grande paixão que uniu Yansan e Xangô.
Destaque regional
A grande atração desta “Sessão Curta ao Sábado” é o curta “Comprometendo a atuação” do realizador mato-grossense Bruno Bini. O filme mostra um talentoso jogador de futebol (personagem de Jonathan Haagensen), morador da periferia cuiabana, que divide seu tempo entre o treino da equipe, o trabalho no estoque de um supermercado e a assistência a sua linda namorada (personagem de Michelle Valle). Wallace tem a chance de ser convocado por um grande time da primeira divisão do futebol carioca. Para isso, ele precisa estar preparado, se concentrar no jogo e esquecer sua vida sexual quase “compulsiva”.
O filme mobilizou profissionais e serviços do audiovisual matogrossense e foi exibido em diversos festivais de cinema brasileiro. Entre os atores locais que participaram do filme, estão Eduardo Espíndola e Elias Bueno (mais conhecido no campo da produção audiovisual mato-grossense como Seu Elias, que, no filme, interpreta o técnico de futebol local). O diretor Bruno Bini teve seus dois curtas-metragens (o outro é “Baseado em Fatos Reais) licenciados para exibição no Catálogo Programadora Brasil, o que contribui para a repercussão e difusão de seus filmes em circuitos não-comerciais de todo o país.
Serviço
As exibições da “Sessão curta ao sábado” são gratuitas e acontecem no auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com um ambiente climatizado e acusticamente tratado. O Centro Cultural está localizado na Rua 1 (Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), bairro Boa Esperança. A pipoca é grátis! Censura 16 anos.
Solicite a programação no e-mail curtaosabado@gmail.com
Visite o blog do projeto: www.curtaosabado.blogspot.com
Legenda das fotos (esq p/ direita): Jonathan Haagensen e Elias Bueno em cena de "Comprometendo a atuação";
Jonathan Haagensen e Michelle Valle em cena do filme;
O diretor Bruno Bini em ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário