segunda-feira, 28 de junho de 2010

Exibição de “Freud Além da Alma”, no Centro Cultural da UFMT


Filme narra a trajetória de Freud no desenvolvimento das teorias psicanalíticas

Por Dafne Spolti
Bolsista do Cineclube Coxiponés/UFMT

O Núcleo de Psicanálise e Cinema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresenta nessa terça-feira (29) o filme “Freud Além da Alma” (1962), às 18h30, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após a sessão (gratuita e aberta) será realizado um debate.

O Filme, dirigido pelo norte-americano John Huston, mostra o caminho feito por Freud desde a graduação em medicina, até a criação da psicanálise. Segundo Adriana Rangel, coordenadora do Núcleo, psicanalista e professora do Departamento de Psicologia e de Comunicação Social da UFMT, o filme conta os casos clínicos e mostra também os dilemas éticos de Freud na construção dos tratamentos. Ela enfatiza ainda que “é um bom filme não só por contar a história da psicanálise, mas porque os atores e o diretor são bons. O filme tem sensibilidade, é comovente”, conclui Adriana.

Formado pelos Departamentos de Comunicação Social e Psicologia da UFMT, o Núcleo de Psicanálise e Cinema faz as exibições de filme desde 2009, na última terça-feira de cada mês. Além de Adriana Rangel, também participam do Núcleo os professores Aclyse de Mattos (Comunicação Social), Luiz Alvez da Costa e Renata Costa (Psicologia).

Em todas as sessões do “Núcleo de Psicanálise e Cinema” são realizados debates. “A platéia sempre participa”, explica Adriana Rangel. Na sessão dessa terça-feira, o debate será mediado por Regina Mara. Doutora, professora do curso de Psicologia da UFMT, e psicanalista formada pela Associação Internacional Psicanalítica (IPA).

Para mais informações, acesse: www.nucleodepsicanaliseecinema.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário