quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MOSTRA AUDIOVISUAL DO CINECLUBE COXIPONÉS COMPLETA UMA DÉCADA

Trabalhos de diversos estados do Brasil e homenagem ao Sr. Névio Lotufo são destaque



2011 é um marco para a Mostra Nacional de Audiovisual Universitário em Mato Grosso, realizada no Auditório do Centro Cultural da UFMT de 16 a 19 de novembro às 19:30, pois é o ano em que se celebram os dez anos do projeto. Durante este período muita coisa mudou no cenário audiovisual brasileiro, principalmente no universitário. Equipamentos mais acessíveis ao público chegaram ao mercado, novas estéticas, novos experimentos foram feitos; logo a produção audiovisual independente e universitária aumentou.

Segundo o supervisor do Cineclube Coxiponés, Moacir Francisco Barros, a Mostra vem resistindo a uma década, feita apenas com recursos da própria UFMT, através da PROCEV e continua sendo uma vitrine para os novos realizadores. Neste ano a Mostra passou por mudanças em seu nome, substituindo “Vídeo” por “Audiovisual”. “Necessidade que achamos indispensável por expressar melhor o momento de convergências tecnológicas que permite ao realizador utilizar-se de diferentes formatos e ferramentas para criar”, afirma Barros. Uma das novidades desta edição são os vídeos de apresentação da Mostra, realizados por estudantes e professores da habilitação Radialismo do Curso de Comunicação Social da UFMT.

Nestes dez anos, a Mostra se consolida como um dos projetos audiovisuais com continuidade no calendário anual de mostras e festivais brasileiros. "Através dos trabalhos exibidos ao longo dessas dez edições, um pouco mais do próprio Mato Grosso e da cidade de Cuiabá pode ser desvelado. Um Brasil plural e efervescente vai sendo aquarelado. O cinema resistiu e resiste. O cinema pulsa e impulsiona novos fazedores de fita", enfatiza Fabrício Carvalho, Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.

A Mostra Universitária do Cineclube Coxiponés inova também em suas categorias. Além das já existentes – independente e universitário – neste ano haverá a categoria web movie, que premiará os vídeos produzidos para sites de compartilhamento da internet. Trinta trabalhos foram selecionados das 5 regiões brasileiras e serão exibidos a partir de quarta-feira, 16 de novembro até o sábado, 19 de novembro, sempre as 19:30 no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Os trabalhos serão premiados de acordo com votação do juri popular e oficial. A entrada é franca para todos os dias da Mostra. Na quarta-feira haverá coquetel após as exibições. Mais informações: 3615-8377.

Homenageado da Mostra: Sr. Névio Lotufo, amante do cinema em Mato Grosso

No interior das instalações do Cineclube Coxiponés está localizado um mini-auditório com capacidade para 35 participantes, cujo objetivo é realizar sessões de difusão audiovisual e também ser um espaço para oficinas, palestras, discussões e aulas sobre cinema. Inaugurado em 2009, este mini-auditório foi batizado de Sala Névio Lotufo, em homenagem a uma das personagens mais entusiasmadas com o cinema em Mato Grosso: o Sr. Névio Lotufo, falecido recentemente, no último dia sete de outubro.

Névio Lotufo faz parte da história da cultura mato-grossense. Colecionador de carros antigos, fotos, projetores de cinema, era um admirador da sétima arte e personalidade icônica do audiovisual local. Frequentador de bailes, registrou em película e em vídeo uma variedade de situações envolvendo acontecimentos sociais da cidade e, principalmente, situações do cotidiano familiar.

Como homenagem, a 10ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário do Cineclube Coxiponés relembrará algumas histórias que amigos e admiradores viveram com o Sr. Névio. Também será exibido trecho do documentário “Resgate: quem está no centro da América do Sul”, de Luiz Marchetti, que guarda belas imagens desta personalidade da cultura matogrossense.

PROGRAMAÇÃO: 1º DIA – 16 DE NOVEMBRO

Início 19:30
Local: Auditório Centro Cultural UFMT
Abertura Oficial

Vídeo de apresentação da Mostra e homenagem ao Sr. Névio Lotufo (produção: estudantes e professores da habilitação Radialismo do Curso de Comunicação Social da UFMT)

Mostra Competitiva

1- Eu, Zumbi – Coisas de Bar – AEV/FAESA
Direção: Alexander S. Buck
Sinopse: Proximidade com o real em uma realidade absurda. Cotidiano, cinema e violência. As disparidades de múltiplas realidades em um curta inusitado.

2- A Caixa de Mensagem – Universidade Federal de Pelotas - Curso de Cinema e Animação
Duração: 11’18
Direção: Márcio Costa
Sinopse: Luiz Henrique é um homem solitário que dificilmente recebe ligações, porém, esta noite não é como outra qualquer. Do outro lado da linha o sequestrador grita, ameaça matar a filha de Luiz...a filha que ele não tem.

3 - Antônia – Independente
Duração: 17’
Direção: Tyrell Spencer e Ligia Tiemi Sumi
Sinopse: O curta narra a história de uma senhora a partir do dia em que ela se tornou viúva. Acostumada a passar a vida toda ao lado de seu marido, Antônia, agora tem que aprender a viver sozinha na casa onde os dois passaram grande parte de suas vidas.

4 - Caminhos - UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
Duração: 3’13
Direção: Ramachandra Das dos Santos Branco
Sinopse: Vídeo experimental que mostra os caminhos ou trilhas da Universidade Federal de Mato Grosso num ritmo frenético como de um fim de semestre. O balanço dançante da câmera na mão.

5 - Cisma subversiva – Independente
Duração: 8’29
Direção: Jorge Castro
Sinopse: Conheça o solitário Roberval, portator de uma mente subversiva, confusa, alimentada por cismas, devaneios profundos, desconstruções da realidade simbólica e material.

6 - Roda de Samba – PUC – Campinas
Duração: 6’52
Direção: Ivete Cardoso Roldão
Sinopse: Retrata , por meio de reportagem, uma comunidade de roda de samba tradicional em Campinas, interior de São Paulo.

7 - Inacabado – Faculdade Mauricio de Nassau
Duração: 15’
Direção: Márcio Farias
Sinopse: Você que encontrar este filme, tem por obrigação distribuir e divulgar esta obra prima de alguém tão especial e único quanto eu, Jorge Alves. Está em suas mãos o destino do cinema nacional a partir de agora.

8 - Letargia (Web Video) – Universidade Tuiuti do Paraná
Duração: 1’35
Direção: Gustavo Adriano Ribeiro da Silva
Sinopse: Entre sinopses e ruídos, corpos inertes observam o tempo passar, ou estariam sendo observados?

9 - Mais ou Menos - UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Duração: 14’
Direção: Alexander Antunes Siqueira
Sinopse: Onde há menos do que se espera pode haver mais do que se imagina. Ivo e Sandro que o digam, eles estudam juntos em um colégio de Florianópolis e mantêm uma relação conturbada. Um caso de Bullying.

10 - Mostra Tua Cara – Universidade Estadual de Goiás
Duração: 1’20
Direção: Maurélio Toscano de Carvalho
Sinopse: Mergulhado em uma atmosfera surreal, o filme trata das diferentes composições étnico-religiosas que permeiam a sociedade brasileira. Dialogando, também, com uma possível identidade nacional.

Apresentação Cultural
Local: Saguão Centro Cultural
22h
Coquetel de abertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário