Filmes universitários e independentes são atração da Mostra
A 10ª Mostra Audiovisual Independente e Universitária do Cineclube Coxiponés da UFMT, em seu segundo dia, exibe 10 filmes produzidos em diversos estados do Brasil. Para a Mostra, foram selecionados 30 trabalhos das 5 regiões do país, exibidos desde ontem, 16 de novembro, até o sábado, 19 de novembro, sempre as 19:30, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Os trabalhos serão premiados de acordo com votação do juri popular e oficial. A entrada é franca para todos os dias da Mostra. Mais informações: 3615-8377.
O objetivo do evento é divulgar e promover os realizadores de audiovisual, principalmente vindos das universidades brasileiras. Participantes de vários estados divulgam seus trabalhos na Mostra. Muitos destes filmes são resultados de atividades práticas desenvolvidas em disciplinas acadêmicas.
Segundo o organizador da Mostra, Moacir Francisco Barros, por ela já passaram realizadores de todo o Brasil e continua sendo uma vitrine para os novos realizadores. “Ao mesmo tempo, é uma oportunidade ímpar para a comunidade universitária conhecer como o audiovisual vem sendo manejado em diferentes universidades do país”, pontua Barros.
Neste ano, a Mostra relembra e homenageia uma das personalidades mais queridas da cultura matogrossense: o Sr. Névio Lotufo, patrono do mini-auditório do Cineclube Coxiponés. Conhecido pelo gosto em colecionar diferentes objetos, como carros antigos e projetores cinematográficos, o Sr. Névio conviveu com diferentes gerações, sempre mantendo a prática de registrar, em película ou vídeo, acontecimentos sociais da capital e, principalmente, situações envolvendo o cotidiano familiar.
A 10ª Mostra é promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivências (Procev). Segundo o Pró-Reitor, Fabrício Carvalho, "o Cineclube Coxiponés, em seus 34 anos de atividades ininterruptas, fincou a bandeira audiovisual fortemente na trincheira cultural deste vasto Estado, mantendo suas exibições periódicas, suas co-produções em outros festivais e mostras estado à fora, proporcionando oficinas, workshops, mesas de debates e acima disso, uma arena viva do audiovisual nacional e internacional sem nenhuma fronteira".
Leia mais.
2º DIA – 17 DE NOVEMBRO – quinta feira
Inicio 19:30
Local: Auditório Centro Cultural UFMT
Veja a programação completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário